O Design Generativo tem seu impacto na arquitetura, já que a tecnologia redefiniu a maneira como fazemos a maioria das coisas.  

O trabalho manual está cada vez mais sendo substituído por processos automatizados. E com isso, as pessoas podem se concentrar nas tarefas mais significativas. 

Soluções modernas são fundamentais para o sucesso no desenvolvimento de propriedades, particularmente no que diz respeito ao aspecto do design.  

Você pode se manter eficiente e competitivo através do uso de softwares avançados, como o AutoCAD LT e 3DS Max

De acordo com a Autodesk,  embora as ferramentas de design generativo existam há algum tempo, apenas 46% das empresas de design estão cientes da tecnologia. Além disso, somente 37% das organizações que conhecem estão usando. 

Nos últimos tempos, o design generativo surgiu como uma tendência que promete refazer muitas indústrias. Apresenta uma grande oportunidade para engenheiros, arquitetos e designers. 

A inteligência Artificial (IA) ajudou a reimaginar múltiplas soluções para um único desafio através de seus muitos ramos.  

Neste artigo, você encontrará uma descrição do impacto que o design generativo terá na arquitetura. Continue a leitura e aproveite!  

O que é o Design Generativo? 

A oportunidade de considerar uma solução expansiva de espaços é um dos principais objetivos do design generativo. Essa abordagem incorpora uma gama de técnicas projetadas para auxiliar os planejadores arquitetônicos, utilizando recursos tecnológicos para oferecer alternativas viáveis.  

Imagine conseguir dizer a um programa o que você quer fazer ou que desafio você está tentando resolver ao invés de criar um desenho ou layout CAD. 

Considere o seguinte cenário: você quer construir uma cadeira.  Assim, deve dizer à máquina a quantidade de peso que o móvel deve suportar, seu material e o valor que custaria ao invés de desenhar duas ou três opções (talvez dez, se você for muito inovador).  

O software então gerará centenas, se não milhares, de escolhas de design realistas e convenientemente fabricadas que correspondem às suas especificações e são opções, que provavelmente, você não teria pensado. Essa é a influência do design generativo. 

Essa tecnologia amplia o universo de opções viáveis de design disponíveis para impactar a arquitetura.  

Muitas das inovações que se colocam como design generativo, como otimização de topologia e técnicas relacionadas, baseiam-se na otimização de um projeto existente ao invés de desenvolver novas possibilidades. 

Benefícios do design generativo 

Com a introdução de ferramentas como o Design Generativo no Autodesk Revit, os profissionais da indústria da arquitetura podem utilizar a tecnologia algorítmica de resolução de problemas.  

Dessa forma, os arquitetos podem explorar alternativas de modelos, identificar melhores resultados e tomar decisões baseadas em dados rapidamente.  

O design generativo pode considerar a fabricação, o que não é o caso da maioria das técnicas de otimização.  

Um programa com essa tecnologia reduz drasticamente a necessidade de ir e voltar entre testes e redesenhos. Confira seus benefícios:  

1 — Redução de material na fabricação 

Empresas proativas já estão colhendo os muitos benefícios do design generativo. E uma das mais importantes é uma redução significativa dos materiais utilizados, o que pode resultar em economias diretas significativas. 

Além disso, usar menos materiais por conta própria já tem um efeito altamente positivo sobre o meio ambiente. Os recursos da Terra já são limitados, mas suas produções exigem consumo de energia e emissões de carbono. 

Ao utilizar os softwares de design generativo, as organizações estão trabalhando para a sustentabilidade a longo prazo. Dessa forma, podem ajudar a proteger o meio ambiente e fornecer melhor conformidade com as regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas. 

2 — Consolidação de peças 

O design generativo também permite a consolidação, no sentido de que os conjuntos de múltiplas partes existentes podem potencialmente se tornar produtos de uma única parte. O resultado seria um processo de fabricação mais eficiente. 

Além disso, a consolidação de peças facilita o melhor aproveitamento dos armazéns, bem como uma cadeia de suprimentos mais simplificada. 

3 — Otimização de processos 

Além da fabricação, o design generativo pode fazer uma grande diferença no processo de desenvolvimento de projetos arquitetônicos.  

Com essa tecnologia é possível simplificar muitas operações necessárias para reduzir drasticamente o tempo de construção. 

Afinal de contas, o uso de software de design generativo permite que os designers trabalhem muito mais rapidamente do que seria possível, pois não requerem o mesmo nível de testes ou simulações que as opções tradicionais exigem. 

Projetos produzidos com essa abordagem têm simulações incorporadas em seu desenvolvimento, então uma vez que eles estejam completos, você saberá que suas opções já correspondem com os padrões de segurança e usabilidade geral. 

4 — Faça parte do futuro do design 

Sem dúvida, o design generativo representa o futuro da arquitetura. Mesmo que continue se desenvolvendo em direções diferentes, está aqui para ficar.  

Isso porque, à medida que nossas habilidades crescem, continuaremos a usar o poder da IA e da tecnologia para ajudar a produzir os melhores projetos possíveis. 

Agora é a hora de se familiarizar com o design generativo e seus impactos positivos na arquitetura. Não espere até que todos estejam usando e você sentir que ficou muito para trás.  

Uma riqueza de oportunidades para a arquitetura 

Como vimos, o software de design generativo consegue agilizar o design e a execução de qualquer projeto arquitetônico.  

Além disso, reduz o uso dos materiais utilizados e dos custos relacionados, o que beneficia o meio ambiente.  

Para o excelente propósito, o design generativo parece estar prestes a se tornar uma técnica padrão em engenharia, fabricação e, claro, arquitetura. A programação computacional se tornará uma habilidade necessária para arquitetos no futuro. 

Como o conceito é relativamente novo, você pode ser um adotante precoce e ganhar uma vantagem sobre seus concorrentes. Também podemos esperar grandes melhorias no futuro. 

E se você está procurando uma ferramenta que usa design generativo ao máximo, converse com os especialistas da Best Software!  

Voltar