Com o desenvolvimento das tecnologias e as mudanças de comportamentos dos clientes, que investem muito mais tempo navegando pela internet, o modo como o público age mudou, em especial com as empresas.
O metaverso é capaz de aproximar o universo físico e digital através de suas aplicações, sendo muito benéfico para quem trabalha no setor de construção civil.
Ganhando cada vez mais espaço no meio tecnológico, o metaverso na arquitetura tem se destacado como uma solução capaz de trazer os clientes para mais perto dos projetos arquitetônicos, trazendo uma nova maneira das empresas se relacionarem com seu público.
Neste post, vamos explicar o que é o metaverso na arquitetura, seus benefícios e aplicações práticas.
Vamos lá? Boa leitura!
O que é metaverso na arquitetura?
Sua proposta é conectar plataformas e criar um espaço 100% compartilhado e imersivo, construído através da fissão da realidade aumentada, internet e realidade virtual.
O metaverso funciona como um ambiente virtual, que procura expor a realidade em um universo digital. Explicando de maneira mais objetiva, um mundo tridimensional é criado a partir do ambiente físico através de ferramentas tecnológicas.
Através do metaverso na arquitetura, ficou mais prático remontar experiências que antes só seriam possíveis no mundo físico em um local digital, criando uma experiência customizada para os clientes.
Showrooms, avatares e ambientes em três dimensões são alguns exemplos do metaverso, o que evita muitas vezes perda de tempo e deslocamento.
Isso faz com que arquitetos e clientes tenham um espaço para discutirem projetos e ideais de maneira mais realista.
Vantagens do metaverso na arquitetura
Com o uso inovador do metaverso na arquitetura, esse tipo de tecnologia se torna um poderoso aliado nessa área.
Profissionais e clientes ficam sempre atualizados sobre o andamento dos projetos, isso tudo podendo ser feito a qualquer momento, acabando com a necessidade de encontros pessoais para revisão, aumentando a produtividade da empresa e respeitando os prazos estabelecidos.
Um ponto é a interação, onde o cliente se sente mais seguro ao poder visitar virtualmente seu projeto e ver suas ideias tomando forma, o que acaba valorizando a empresa.
Outra vantagem é que fica simples de mostrar ao cliente o dimensionamento dos projetos, que podem ser escritórios, casas, empresas, apartamentos. Isso dá o poder de previsão de como tudo vai ficar no mundo físico, o que evita frustrações na hora da entrega.
Conheça as principais aplicações do metaverso na arquitetura
Avanços e tendências tecnológicas sempre foram assuntos muito discutidos em diversos setores, e é claro que a arquitetura não fica fora disso. Nesse segmento, a tecnologia busca uma simulação em tempo real e a colaboração digital, onde arquitetos, engenheiros e designers conseguem interligar seus projetos com ferramentas para compartilhar com sua clientela.
Confira algumas aplicações do metaverso na arquitetura:
Visitas gamificadas
Com a gamificação, clientes podem literalmente andar em elevadores, visitar cômodos e conhecer a decoração de um espaço, além de se relacionar com outras pessoas que estejam fazendo uma visita no mesmo momento, isso tudo a partir da criação de avatares.
Lançamentos em 3D
No momento da apresentação de projetos, os lançamentos em 3D já estão sendo bastante utilizados por empresas de arquitetura, onde há a utilização de maquetes arquitetônicas.
Desta forma, o entendimento do cliente sobre o projeto fica simplificado, ajudando no processo de vendas. A empresa, também, evita erros, reduz o tempo de entrega e reduz custos com esse recurso do metaverso.
Realidade virtual
Com o uso da realidade virtual, o público pode visitar seus projetos sem precisar estar presente fisicamente neles. Sua empresa pode elaborar, por exemplo, um Tour Virtual 360°, o que ajuda na redução de custos e ajuda a melhorar a experiência dos clientes.
Gêmeos digitais
A ideia de gêmeos digitais busca fazer uma representação fiel dos projetos, parecido com a realidade virtual que citamos acima.
Com esse recurso, fica possível simular, por exemplo, ações meteorológicas e outros fatores externos através de inteligência artificial.
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