O Maya, que faz parte do Media & Entertainment Collection, é comumente usado nos setores de cinema, videogame e TV.  

 Por isso, é muito importante fazer a sua integração, já que os amplos recursos do software de animação facilitam a criação de modelos e animações 3D impressionantes.  

O USD (“Universal Scene Description”, descrição de cena universal) do Maya pode ser perfeitamente integrado, permitindo que você carregue e edite grandes conjuntos de dados rapidamente e trabalhe usando ferramentas nativas.  

Os conjuntos de ferramentas de animação, rigging (estruturação do personagem no nível de seu exoesqueleto) e modelagem apresentam grandes atualizações para ajudá-lo a trabalhar mais rápido e com mais precisão. Além disso, a versão mais recente do Arnold traz mais velocidade e flexibilidade para seus fluxos de trabalho de renderização. 

O que é o Software de Animação Maya? 

O Autodesk Maya é um software poderoso que permite animação 3D, modelagem, simulação, renderização e muito mais. É robusto e versátil, e muitos o consideram o padrão da indústria de entretenimento.  

Muitos estúdios de longa-metragem conhecidos usam Maya, incluindo Blue Sky Studios, Framestore e Moving Picture Company. Na verdade, o software tem sido usado para animar filmes premiados como “Frozen” (2013) e “Detona Ralph” (2012). 

O que você pode fazer com Maya? 

Com Maya, você pode desenvolver alguns componentes diferentes da arte, incluindo a criação de modelos 3D, manipulação de personagens, animação, dinâmica, pintura, iluminação e renderização.  

O software está disponível para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux. Inclui ferramentas intuitivas e fáceis de usar para simplificar todas essas tarefas. Dessa forma, o Maya oferece um mundo de possibilidades. Conheça o que você pode fazer! 

1 – Animação 3D 

Os recursos de animação Maya 3D são alguns dos melhores disponíveis hoje. No “Time Editor”, você pode criar e editar keyframes de animação.  

Com isso, é possível fazer testes com um clipe — incluindo velocidade, comprimento e tempos de partida e parada — até estar satisfeito com ele e, em seguida, trazer a versão editada para o projeto completo.  

Você também pode editar animações no “Editor de Gráfico”, que apresenta animações dentro de uma cena como um gráfico com curvas modificáveis. 

2 – Dinâmica e Efeitos Especiais 

No campo da física, a dinâmica se refere à forma como os objetos se movem. No Maya, recursos dinâmicos de animação dão a você a capacidade de criar efeitos realistas que imitam a maneira como as forças naturais reais se movem. 

Para criar esses tipos de animações com o software, basta especificar a ação que deseja que um objeto tome, como a agitação de uma bandeira ou a ondulação na superfície da água.  

Desde animações líquidas fotorealistas até poeira e tempestades de neve, você pode criar uma ampla gama de efeitos para melhorar suas animações. 

3 – Modelagem 3D 

O Maya facilita a criação de modelos 3D com modelagem de polígono. Com esta ferramenta, você conecta vários polígonos — geralmente um triângulo ou quadrilátero, embora você possa usar polígonos com mais facetas. 

Alternativamente, você pode usar a modelagem NURBS (B-spline racional não uniforme), que combina objetos 3D simples (como esferas e cones) e curvas desenhadas.  

Visto que você alcançar uma forma áspera, poderá usar ferramentas de escultura para refiná-lo em sua forma final. 

4 – Renderização e sombreamento 3D 

Ao aprender a renderizar uma animação em Maya, existem várias ferramentas que você pode usar para alcançar iluminação realista, textura e sombreamento.  

Por exemplo, você pode querer que a superfície de um objeto ou personagem animado modele um determinado material, como vidro fosco ou plástico.  

Assim, você pode usar a ferramenta “Superfície Padrão” do Maya para criar quase qualquer textura de superfície. Ele permite ajustar componentes, incluindo a transparência e o brilho, além da reflexão e da refração especular para alcançar a textura desejada. 

O software também conta com o Arnold, que possibilita fazer a renderização integrada e permite ver mudanças de cena — incluindo elementos como iluminação — em tempo real.   

5 – Importação e Exportação 

Existem fluxos de trabalho que facilitam a exportação e importação de animações no Maya. O processo é bem simples: basta entrar no menu Arquivo e selecionar Exportar ou Importar.  

Além disso, o software permite exportar as informações de animação nativa como USD, uma estrutura criada pela Pixar. 

Há muito a aprender em Maya — mas ao dominá-lo, você terá todos os recursos necessários para criar animações para TV, filme ou videogames.  

Se você quer buscar animação por diversão ou como carreira, o Maya pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos. 

O que acha de começar agora mesmo? Converse com nossos especialistas!  

Voltar